DICAS

  • DICAS DE SEGURANÇA PARA UM TRÂNSITO SEGURO


    Para colaborar com um trânsito mais seguro nas grandes cidades brasileiras, o portal "OS DESERTORES M.C" divulga uma lista com 10 dicas importantes para o motociclista seguir e evitar acidentes, que quase sempre são sérios quando se trata de um veículo de duas rodas:

    1 – Habilite-se e faça cursos: Apesar de não ser suficiente, a habilitação exigida pelas autoridades ajuda os iniciantes a se acostumarem com a motocicleta. É importante também participar de cursos de pilotagem defensiva oferecidos por concessionárias, seguradoras e associações. As técnicas ajudam e muito a tornar a pilotagem defensiva e segura;

    2- Não ande nos “pontos cegos” entre os carros: passar pelo ponto cego, onde o motorista não consegue vê-lo por conta da posição do retrovisor, é inevitável mas evite trafegar em velocidade constante posicionado próximo às colunas dos veículos, onde o motorista não conseguirá ver a moto.

    3 – Use equipamento de segurança: O capacete é essencial, mas não suficiente. Use luvas, roupas e calçados apropriados que podem amortecer quedas e proteger o piloto. Sandálias, chinelos ou saltos plataforma não são apropriados.

    4 – Pilote sóbrio: Nunca ingira bebidas alcoólicas ou use outras drogas como remédios fortes ou estimulantes de qualquer tipo quando for pilotar;

    5- Pilote de acordo com seus limites: Não pilote mais rápido ou por muito mais tempo do que permitem suas habilidades. Evite pilotar (e dirigir) quando estiver cansado ou sob uma carga excessiva de stress;

    6- Celular: Não atenda o celular enquanto estiver pilotando a motocicleta, pois tira a concentração, além de deixar apenas uma das mãos no guidão, o que pode ocasionar graves acidentes.

    7- Fique atento aos motoristas de automóveis: Muitas vezes motoristas de carros não veem as motos e as fecham, ocasionando a queda do motoqueiro, o que traz graves conseqüências. Preste atenção o que está a sua volta. E não esqueça: Dispense o fone de ouvido.

    8- Corredores entre os carros: Reduza a velocidade ao passar entre os carros, isso pode livrar o motociclista de qualquer imprevisto, como buracos e até portas de carros, que se abrem. Outra dica é dar uma leve buzinada quando o transito está parado, para chamar a atenção dos demais motoristas;

    9- Use as setas: Sinalize suas intenções com muita antecedência. Isso também é uma exigência que está na lei;

    10- Farol ligado: é fundamental pilotar a moto com farol aceso mesmo durante o dia. O farol ligado não é só para o motorista ver melhor, mas também, para se tornar mais visível, não só aos olhos dos pedestres como para os dos outros motoristas.